Fazer arquivo corrompido
Gerar Arquivo Corrompido

O que é código binário?


O código binário é um sistema onde 1 e 0 são utilizados para a representação de valores, sejam eles numéricos ou não. Ele permite a execução de cálculos aritméticos e de operações lógicas.

Ações são executadas por máquinas a partir da interpretação de informações extraídas do código binário. É assim que o computador exibe imagens, textos e executa vídeos. Essas informações são sequências de algarismos, que geram os comandos a serem executados.

Por exemplo: O branco que vemos no computador, por exemplo, é representado por 11111111 em código binário, assim como o número 8 é representado por 1000. O sistema binário nunca deixou de ser estudado desde o seu primeiro relato registrado, datado no século 3 a.C. por um matemático indiano.

Existem alguns tipos de código binário: Weighted Codes, Non-Weighted Codes, Código decimal binário codificado, Códigos Alfanuméricos, entre outros. O Weighted Codes segue o princípio de pesos posicionais, ou seja, cada número em sua posição contém um valor de peso específico.
Os Non-Weighted Codes, como o nome já sugere, os códigos binários não ponderados não seguem o princípio de pesos posicionais, porém, contêm os tipos de código como o Excess-3 e o Código cinza.

Já no Código Decimal Binário Codificado, cada valor numérico decimal é representado por 4 bits. Por exemplo, o número decimal 0, utilizando o código decimal binário codificado seria 0000, o número 1 = 0001, 2 = 0010…. Ou seja, esse tipo de código segue esse padrão mostrado, porém, sempre com 4 bits.

Os códigos alfanuméricos representam caracteres e números do alfabeto. Eles também englobam diversos caracteres e símbolos que são comumente utilizados no dia a dia das pessoas para trocar informações. Os códigos alfanuméricos são dispostos de 36 itens, sendo ao menos 10 dígitos e 26 letras do alfabeto.

Também existe a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange), criada por Robert W. Bemer. A tabela ASCII contém uma escala que vai de 0 a 127, na qual cada elemento corresponde a um respectivo caractere. Dessa forma, é possível atribuir um valor numérico para as letras, teclas de funções, números de 0 a 9, acentos e outros símbolos.